Nova opção para orçamentos de venda
Agora o sistema possui a disposição duas formas diferentes de trabalhar com orçamentos no vendas:
- Orçamento Simples - permite que o orçamento seja realizado diretamente na tela de Pedido de Vendas, tendo uma situação específica para identificá-lo. O objetivo é atender situações em que o orçamento deve ser rápido (em geral em balcões de atendimento) e não se deseja realizar o comparativo de orçamentos que se transformaram em pedido.
- Orçamento Completo - modelo já existente, onde é possível realizar a primeira etapa como orçamento e depois transformá-lo em pedido, sendo possível realizar a gestão comparativa entre o que foi orçado e o que foi efetivado como pedido.
É possível escolher qual o modelo desejado através do parâmetro de configuração “Tipo de Orçamento de Vendas a ser Utilizado”.
Acesso: Portal de Acesso > Configuração da Empresa > Parâmetros Avançados
Orçamento Simples
Ao utilizar a opção Orçamento Simples, a guia de Orçamento do vendas não irá mais aparecer. Ao invés dela, será utilizada uma nova situação do próprio pedido de venda.
Após digitar o pedido, terá a opção “Emitir como Orçamento” e “Autorizar Pedido”. Ao clicar para emitir orçamento, o pedido irá ficar na situação de “Orçamento” e ao clicar na opção para autorizar, ele irá ficar na situação “Autorizado”, pronto para ser emitido e faturado.
Esse processo foi desenvolvido para facilitar o lançamento de orçamentos no sistema, visto que no outro formato é necessário lançar um documento separado e depois transformá-lo em pedido de venda.
Com essas mudanças, o pedido de venda passa a ser dividido entre as seguintes situações:
1) Em digitação
2) Orçamento
3) Autorizado
4) Emitido/Pronto para Faturar
5) Faturado
6) Cancelado
Apesar do orçamento estar centralizado no pedido, ainda é possível utilizar modelos de documentos diferentes para cada situação. A configuração dos modelos de Orçamento/Pedido de Venda pode ser feita através dos parâmetros abaixo:
Orçamento Completo
A opção de Orçamento Completo irá manter as opções já existentes no sistema. Caso queria continuar com Orçamentos e Pedidos de Vendas em acessos separados, basta selecionar essa opção no parâmetro de configuração avançada.
No processo, após preencher o orçamento, caso seja aprovado, terá que transformá-lo em venda e preencher o pedido em seguida.