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Novidades Compras e Recebimento - Junho/24

Veja a seguir as novidades da versão de Junho/24 do módulo Compras e Recebimento do Applix.


Indicativo de unidade de medida divergente

Foi adicionado um alerta na tela de "Associar Produto" na rotina de Recebimento, que será exibido ao associar um produto cadastrado com uma unidade de medida diferente da unidade de medida do fornecedor.

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A função do alerta é tentar minimizar erros de conversões e quantidades no momento do recebimento das mercadorias. Não será realizada nenhuma trava no processo relativo a isso.

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Bloqueio de divergências no recebimento

Nas configurações do sistema, é possível bloquear ou liberar que os usuários Compradores possam liberar as divergências de quantidade/valor em relação ao pedido de compra nos recebimentos de mercadoria. Quando bloqueado, se houver alguma diferença de quantidade ou valor em relação ao pedido, somente o Gestor ou Administrador poderá liberar que a nota fiscal seja concluída.


Bloqueio total

Para iniciar o uso desta funcionalidade, é necessário que o parâmetro "Permitir Comprador/Recebedor Liberar Divergências" deverá estar com valor "Não".

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Veremos a seguir um exemplo para entender o uso da rotina.


Observe o pedido abaixo que o valor negociado foi de R$1000,00, sendo 100 unidades de um produto a R$10,00 cada unidade.

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Já o recebimento abaixo mostra 110 unidades a R$10,00 totalizando R$1100,00 ocasionando divergência entre o pedido e o recebimento.

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Neste caso, como há diferenças entre o pedido e o recebimento (XML) o sistema acusará a divergência e solicitará que seja realizada a liberação para prosseguir, conforme mostra imagem abaixo.

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Neste exemplo, o Gestor ou Administrador deverá entrar na nota recebida e liberar clicando no link “Liberar” para que a mesma consiga ser concluída.


Bloqueio a partir de margem de divergência

Agora é possível criar margens para divergências de recebimento, seja por quantidade seja por valor para que o próprio comprador consiga liberar as divergências sem a dependência do Gestor ou Administrador. Para isso, deverá acessar o módulo “Compras”, menu “Administração”, opção “Margem de Divergência Permitida para Recebimento”.


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Nesta tela você poderá criar uma divergência para um produto ou para vários, importando uma planilha formato CSV.


Clicando em “Novo Produto”, abrirá uma nova tela para seleção do produto e para informar as respectivas margens em percentual, quantidade ou valor.


As inserções das divergências também são feitas por planilha, clicando no botão “Importar CSV”. Na janela que abrir será possível efetuar um download de exemplo para ser preenchido e importado. Basta preencher a planilha, salvar e importar novamente para inserção dos produtos.

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Veremos a seguir um exemplo para entender o uso da rotina.


Para este exemplo, definiu-se uma margem de divergência de 10% para quantidade e valor conforme ilustra a imagem abaixo:

No pedido o valor negociado foi de R$1000,00, sendo 100 unidades de um produto a R$10,00 cada unidade, conforme mostra a imagem abaixo:

No recebimento, a nota veio com 110 unidades a R$10,00 totalizando R$1100,00 ocasionando divergência entre o pedido e o recebimento.

Como há diferenças entre o pedido e o recebimento (XML) o sistema acusará a divergência e solicitará que seja liberada para prosseguir, conforme mostra imagem abaixo.

Sendo este exemplo dentro da margem de 10% tolerada pela regra de divergência, o próprio comprador poderá liberar a divergência sem a necessidade do Gestor ou Administrador acessarem para a liberação do processo, permitindo assim sua continuidade e confirmação. Caso a divergência fosse maior, o sistema não permitiria que o comprador/recebedor desse continuidade ao processo.


Função "Copiar de Planilha" disponível para a requisição de compras

Foi disponibilizada a função "Colar de Planilha" para preencher automaticamente itens de uma requisição no sistema, copiando dados diretamente de uma planilha sem a necessidade de preenchimento manual.


O primeiro passo necessário é gravar o cabeçalho da requisição, permitindo que a opção “Colar de Planilha” apareça.

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Cole todo o conteúdo no espaço em branco e, em seguida, clique em "Processar". A estrutura do "Colar de Planilha" deve seguir o seguinte padrão: "Código - Quantidade - Data da Necessidade - Observação".

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É importante verificar se o sistema reconheceu as colunas corretamente. Se alguma coluna estiver invertida, você pode ajustá-la manualmente para corresponder ao dado correto da coluna. Feito isso, acrescente os itens à requisição clicando em "Importar Linhas".


Com isso, a requisição estará preenchida com os itens. Basta fazer os ajustes finais se necessário e dar andamento ao processo.

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Em caso de dúvidas na utilização de qualquer uma das funcionalidades descritas, entre em contato com nossa equipe de Suporte pelo whats/telefone (15) 3217-2196.

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