Novidades Financeiro - Setembro/24
Adequação para a versão 2 da API de Registro de Boletos Itaú
Com o objetivo de aprimorar o procedimento e garantir a segurança, foi feita uma atualização no registro online de boletos do Itaú, resultando em uma nova versão que já está integrada ao sistema. Agora, com a utilização da API para registro de boletos, não é mais preciso criar arquivos de remessa com os boletos emitidos e enviá-los para registro no banco Itaú. A confirmação é realizada diretamente na tela do sistema, dentro de um minutos.
A fim de emitir e registrar boletos conforme as novas diretrizes, é necessário solicitar autorização ao banco para utilizar a API V2. O banco irá fornecer uma chave de validade de 7 dias, a qual deverá ser enviada à equipe técnica do Applix. Dessa forma, poderemos configurar internamente e liberar o sistema para que o recurso seja utilizado.
Após liberação da equipe técnica, o cliente será comunicado pelos nossos canais de atendimento e será orientado sobre o funcionamento do recurso.
Como funciona o registro online do boleto
Com o boleto já gerado, acesse o menu Caixas e Bancos e em seguida escolha a opção Registro de Boletos no Banco (Online).
Na janela Registro do Boleto Online deverá escolher a Forma de Cobrança que foi configurada para Emitir Boletos. Vale ressaltar que a forma de cobrança deverá estar configurada com a opção Layout Online, conforme ilustra a imagem abaixo. Consulte nossos especialistas para configuração.
Depois de selecionada a forma de cobrança, serão exibidos os Boletos gerados ainda não registrados. Inicialmente eles aparecem com situação "Pendente".
Na etapa atual, é necessário escolher os boletos que deseja registrar e depois pressionar o botão Enviar Boletos para Registro. Depois disso, os boletos serão processados. Em seguida, clique em Verificar Situação do Envio para receber a confirmação ou rejeição, juntamente com os motivos correspondentes.
Caso sejam rejeitados, o sistema mostrará na mesma janela a situação Rejeitado, e logo ao lado o motivo da rejeição. Em caso de Confirmação, os boletos serão alocados para o relatório 2. Registrados, onde poderá confirmar seu resultado.
Inclusão do PIX para Remessas de Pagamento do Banco do Brasil
Incluímos para a remessa de pagamento do Banco do Brasil, a opção de gerar pagamentos em transferência via PIX. Para utilizar, basta preencher na conta a pagar os dados de pagamento, com a chave que será utilizada para a transferência. Exemplo:
Uma vez que a conta estiver lançada e “Em aberto”, será possível gerar o arquivo de remessa para o banco.
Para poder adicionar pagamentos via PIX, é preciso selecionar a opção "PIX Transferência", uma vez que não é viável incluir esse tipo de pagamento juntamente com outros no mesmo arquivo.
Assim, é só escolher as contas desejadas e adicioná-las ao arquivo, e então confirmar a geração clicando em "Gerar Arquivo de Remessa". Após a geração, o arquivo será baixado automaticamente.
Reformulação da tela Redes Controladoras de Cartão
Realizamos uma atualização na interface da configuração da controladora de cartões de rede com o objetivo de aprimorar o processo de registro e edição dos produtos juntamente com suas taxas correspondentes, simplificando ainda o preenchimento das informações da transação ao concluir as vendas pelo Caixa PDV.
Nesta nova versão, ao adicionar uma nova rede controladora, é possível usar a opção "Editar Múltiplos Registros" para incluir vários produtos simultaneamente, ao contrário da versão anterior que exigia o cadastro de uma variação de cada vez.
Quando optar por "Editar Múltiplos Registros", poderá também importar planilhas para tornar mais fácil o preenchimento das diferentes bandeiras e taxas.
Selecionar a opção "Exportar CSV" permite baixar a planilha modelo para preencher as informações. Já a opção "Importar CSV" possibilita carregar a planilha com as informações já preenchidas.
Caso prefira realizar o cadastro manualmente, sem importar planilha, basta utilizar a opção “Adicionar Linha” para incluir quantas forem necessárias.
OBS: As opções existentes na página de “Editar Múltiplos Registros” também podem ser utilizadas para alterar taxas e demais informações que já estejam preenchidas, e não apenas realizar novos cadastros.
Adicionamos ainda mais opções de bandeiras e o campo de quantidade de parcelas à configuração dos produtos. Isso permite configurar cada bandeira e quantidade de parcelas com sua taxa correspondente, simplificando o preenchimento das informações ao concluir as vendas no Caixa PDV.