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Mudanças nas funcionalidades de Contratos

Atualizado: 15 de jun. de 2021

As rotinas que envolvem Contratos, do módulo de Serviços e Projetos, foram reformuladas para realizar o controle e cobrança de contratos que contemplam produtos. A seguir estão todas as modificações realizadas.


Tela de Contratos

Esta tela foi totalmente reformulada para que as informações referentes à cada assunto fiquem agrupadas, permitindo que sejam acessadas diretamente pelos links no início da página, sem precisar percorrer toda tela. A funcionalidade de cada campo não foi alterada (exceto aqueles influenciados pelo tipo de contrato, que descreveremos mais abaixo).




Inclusão do campo Tipo de Contrato

Este campo indica se o contrato está relacionado a execução de um serviço ou a movimentação de um produto. Após a primeira gravação este campo não poderá mais ser alterado, pois o funcionamento da tela dependerá desta informação para dar continuidade.

Como funciona cada tipo:

- Serviço: indica que o processo de cobrança gerará ao final uma nota de serviço (NFSe) de acordo com as configurações do contrato e suas parcelas. Também serão habilitados os campos para controle da execução do serviço. Para os clientes que já trabalhavam com contratos não haverá alteração nenhuma no funcionamento do processo e o campo "Tipo de Contrato" já virá preenchido com o valor "Serviço".









- Produto: indica que o processo de cobrança gerará ao final um nota fiscal de produto (NFe/Danfe), por exemplo, para locações e comodatos de equipamentos. Também serão habilitados campos para inserção dos produtos e seus respectivos valores, e campos necessários para a emissão da nota. O campo de valor da parcela ficará desabilitado, pois o mesmo será a soma dos valores totais dos produtos, cabendo somente a definição da quantidade de parcelas.

Os produtos a serem utilizados deverão estar cadastrados no módulo de Estoque.







Processo de Cobrança

Serviços

O processo para geração das cobranças para serviços não foi alterado.


Produtos

Foi adicionada opção para realizar a cobrança dos contratos de produtos. Os passos para que a cobrança seja gerada e integrada para os demais módulos são:

- Gerar o processo de cobrança, selecionando o tipo de contrato produto e a qual processo é referente. O fluxo de cobrança será sempre "Emitir nota fiscal antes de receber", pois para este processo ainda não foi disponibilizado o fluxo para receber primeiro e depois emitir a nota.


O processo ficará na situação "Gerado" e assim que confirmado já estará na situação de Faturado.


Após confirmada a cobrança, a nota fiscal estará na situação "Em Digitação" no módulo de Faturamento, aguardando ser validada e autorizada. As informações para o Financeiro serão geradas a partir dela, de acordo com os registros realizados na parte de "Duplicatas".



Opção de Não Cobrar Parcela

Para ambos os tipos, foi adicionada a opção de Não Cobrar uma parcela que seja selecionada na tela de detalhes do processo de cobrança. Esta funcionalidade permite que a parcela permaneça dentro do contrato mas que sua cobrança não seja continuada, assim como ela não entrará em nenhum novo processo. Para efetivar a gravação é necessário que seja informado o motivo pelo qual a parcela não será cobrada. No contrato esta informação poderá ser visualizada.





Atenção: após gravar que a parcela não será cobrada, não há como desfazer esta operação. Será necessário incluir uma nova parcela no contrato caso necessite efetivar a cobrança.


Caso tenha alguma dúvida ou problema no funcionamento, pedimos que entre em contato com nosso suporte via chamado, via Skype ou pelo telefone (15) 3217-2196.











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