O módulo de Serviços e Projetos tem novas funcionalidades. Veja a seguir as mudanças realizadas.
Rateio das parcelas a partir dos serviços do contrato
Foi criada uma nova funcionalidade que permite que o valor da parcela do contrato seja rateada no financeiro, de acordo com a configuração realizada para um serviço. Para isso será necessário que:
Seja um contrato do tipo "Serviço"
Sejam detalhados os serviços no contrato
Na indicação da conta gerencial do contrato, esta conta deve estar configurada como Rateio.
Exista a configuração prévia para o rateio
Detalhamento dos serviços no contrato
Quando utilizado um contrato do tipo serviço, é aberta a opção para detalhar os serviços do mesmo. Estes serviços devem ser cadastrados previamente no módulo de Faturamento, aba Administração, opção "Cadastro de tipos de serviços".
Para adicionar os serviços no contrato, após ele ser gravado, ir até a região "Serviços" e clicar no botão "Adicionar Serviços". A tela a seguir será aberta. Selecione o serviço e informe a quantidade e o valor unitário.
Importante: o valor da parcela será a soma dos serviços, não sendo possível alterar diretamente o campo.
Indicação da conta gerencial do contrato do tipo Rateio
Na tela de Contratos, na região "Integração com Financeiro" a conta gerencial a ser indicada, deverá estar configurada como "Rateio = Sim", no cadastro das contas gerenciais no financeiro.
Configuração do rateio
Foi criada tela para que seja possível associar o serviço e sua respectiva configuração de lançamento no financeiro. Ela poderá ser acessada no módulo de Serviços e Projetos, aba Administração, opção "Manutenção de Rateio de Produtos/Serviços".
Só será possível cadastrar um serviço com uma combinação de Divisão, Conta Gerencial e Projeto (caso este campo esteja sendo usado). Se houver a necessidade de combinações diferentes para um mesmo tipo de serviço, deverá ser cadastrado um novo serviço, com nova descrição.
Funcionamento da rotina
Quando for gerado o processo de cobrança para a parcela do contrato, o sistema irá verificar se a conta gerencial configurada no contrato é de rateio. Se for, ela irá considerar as configurações existentes para os serviços lançados. Caso contrário, o valor total da parcela será alocada para a conta gerencial configurada no contrato.
Se o fluxo de geração de cobrança for "Emitir Nota Fiscal Antes de Receber", a nota irá receber os serviços detalhados. Quando a nota for emitida e posteriormente integrada ao financeiro, será gerado um lançamento de contas a receber, com o valor rateado entre as divisões/contas gerenciais/projetos indicados na configuração do rateio dos serviços.
Importante: se for realizada alguma alteração nos serviços ou na duplicata dentro da nota, a integração usará estas informações e não a do contrato.
Se o fluxo de geração de cobrança for "Emitir Nota Fiscal Após Receber", será gerado um lançamento de contas a receber, com o valor rateado entre as divisões/contas gerenciais/projetos indicados na configuração do rateio dos serviços. Posteriormente, quando a nota for emitida, os serviços serão detalhados de acordo com contrato.
A seguir, um exemplo de como ficarão as informações no sistema:
Finalização do relatório de despesas
O relatório de despesas poderá ser finalizado por um usuário que tenha perfil gestor. Anteriormente, somente o executante poderia finalizá-lo.
Integração do relatório de despesas para o contas a pagar
Foi disponibilizada a rotina de integração dos relatórios de despesas para o contas a pagar do módulo financeiro. Para isso, foi criada a opção "Controle de Relatórios de Despesas", na aba Controle.
Nesta tela serão exibidos todos os relatórios que estiverem na situação "Finalizado". Também será possível verificar os detalhes das despesas, assim como o relatório impresso.
Após realizar a conferência, os relatórios que estejam de acordo, poderão ser selecionados e em seguida autorizados no botão "Autorizar selecionados". A situação de cada relatório será alterada para "Autorizado".
No módulo Financeiro, na aba Contas a Pagar, opção "Integração de Relatórios de Despesas", serão exibidas as contas para classificação e posterior integração.
Para que a conta seja integrada, o executante deverá ter um cadastro de pessoa vinculado ao seu usuário. Caso não esteja, os registros aparecerão em vermelho, como abaixo.
Para vincular uma pessoa ao usuário, é necessário ir até a opção "Manutenção de Usuários", no portal de acesso.
Com as configurações realizadas e os campos preenchidos, a despesa poderá ser integrada e se tornará um contas a pagar. A situação do relatório será alterado para "Integrado".
Lançamento de despesas no projeto a partir do pedido de compra
No lançamento de despesas dentro do apontamento da execução de uma tarefa, foi disponibilizado botão para trazer os itens de pedidos de compras.
Ao clicar no botão, será exibida tela para indicar o período desejado para pesquisa dos pedidos de compra. Serão exibidos todos os itens de pedidos que estejam nas situações "Autorizado", "Enviado" ou "Encerrado".
Ao selecionar os itens desejados e clicar no botão gravar, serão lançados os itens como despesas da tarefa, com os valores existentes no pedido.
Importante: Um item do pedido de compra poderá ser lançado uma única vez em um projeto/tarefa.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de Suporte pelo telefone/whats (15) 3217-2196, opção 1.
Comentarios