A tela de Recebimento de Contas no PDV passou por alterações para melhorias em seu funcionamento e para evoluções futuras.
Realizando um recebimento
Para que um recebimento seja feito, agora é necessário que seja criada uma operação, que permitirá que o usuário selecione várias contas e vários meios de pagamentos, assim como poder sair e voltar na tela para dar continuidade à operação.
Clique no botão "Novo Recebimento" para iniciar uma nova operação.
Será aberta a tela para selecionar o cliente desejado. Digite um complemento se desejar. Na sequencia, clique em "Gravar".
Será mostrado o botão para selecionar as contas desejadas.
Ao clicar, será mostrada a tela com as contas a receber em aberto existentes para este cliente. Selecione as contas que desejar clicando na caixa de seleção. Assim que finalizar, clique em "Associar Selecionadas".
Será retornado para a tela anterior, mostrando as contas selecionadas e os meios de pagamento disponíveis. Nesta versão, os meios de pagamentos estão disponíveis em botões como na tela de vendas do PDV e seu funcionamento é igual. Poderão ser lançados vários meios para quitar as contas selecionadas.
Caso queira utilizar os créditos existentes para quitar a conta, selecionar o botão "Compensar Crédito". Serão mostrados os créditos existentes que podem ser usados por completo ou parcialmente. Clique na caixa de seleção para escolher os lançamentos desejados. Caso queira utilizar somente uma parte do valor mostrado, faça a seleção e em seguida digite o valor desejado. Ao final, clique no botão "Aplicar Crédito"
Para finalizar a operação, clique em "Gravar Movimento". Neste momento as contas a receber serão liquidadas e será registrado o movimento para cada meio de pagamento. Também será aberta a impressão do recibo de pagamento.
Toda a movimentação executada será mostrada no extrato do caixa. Para ver as contas envolvidas na transação, basta clicar na descrição "Recebimento de Conta".
Recebimentos sem finalização
Caso seja clicado no botão "Voltar", toda a operação realizada ficará gravada para que posteriormente possa ser finalizada ou excluída. Para isso, na tela inicial "Recebimento de Contas", selecionar o relatório primário e clicar no botão de "Editar" (lápis azul) do registro desejado.
Cancelamento de Recebimentos Efetivados
Caso deseje que um recebimento seja cancelado, alterar o relatório da tela inicial do recebimento para "Finalizados". Na sequência, clique no botão "Editar" (lápis azul) do registro desejado.
Na tela que será mostrada, clicar no botão "Cancelar".
Assim que cancelado, as contas envolvidas serão reabertas e os movimentos de pagamento serão estornados.
Para verificar os recebimentos cancelados, também é possível pela tela inicial do Recebimento de Contas, relatório "Cancelados".
Lembrando que todas estas transações de recebimento poderão ser consultadas dentro de cada sessão aberta do PDV. Após o PDV finalizado, essas consultas poderão ser realizadas somente no módulo Financeiro.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe de Suporte.
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