Novidades Vendas - Mai-Jun/21
Local de armazenagem por vendedor
Incluímos a possibilidade de configurar cada usuário do sistema, que possua o acesso ao módulo de vendas e esteja configurado como vendedor, para indicar em qual Local de Armazenagem do estoque o produto de sua venda será debitado. O local será determinado pelo usuário de acordo com suas necessidades. Acesso: Vendas > Manutenção > Manutenção de vendedores.
O local de armazenagem vinculado ao vendedor vai aparecer nos seus pedidos de venda.
Importante: Se o local já estiver configurado na natureza de operação, será seguido como prioridade, independentemente da configuração feita em Manutenção de Vendedor.
Finalidade do pedido de venda
O campo finalidade agora está aberto para o usuário cadastrar novas opções além de vendas e transferências. A finalidade pode ser usada para definir qual a natureza de operação será usada na nota fiscal, e também as configurações das cobranças geradas pelos pedidos de venda.
Ao configurar uma finalidade é possível definir a divisão, a conta gerencial e o projeto que as contas a receber geradas pelo pedido de venda serão classificadas.
Acesso: Vendas > Administração > Manutenção de Finalidade de Venda.
Esta ferramenta também pode ser usada para definir qual a natureza de operação que será utilizada na nota fiscal gerada, permitindo determinar no pedido de venda qual tributação, e como a movimentação do estoque será feita a partir da finalidade.
Acesso: Faturamento > Administração > Regras para Seleção de Natureza de Operação.
Após o usuário fazer as configurações ele poderá definir a finalidade da venda direto no pedido de venda.
Novas funções para eventos do pedido de venda
Dentro de Pedido de vendas, na aba Informações Adicionais, acrescentamos o botão Histórico de Alterações, onde é possível visualizar todo o histórico feito em um determinado evento.
Obs: O controle de eventos será mostrado caso o parâmetro da empresa "Habilitar eventos da agenda no pedido" estiver com o valor "Sim".
Também passa a ser possível enviar e-mail para o Cliente, Vendedor ou Ambos, informando o evento adicionado ou alterado. A configuração é feita pelo parâmetro Enviar Email de Evento, nas configurações da empresa.
É necessário que o envio de e-mails já esteja configurado no sistema.
Foi inserida na Agenda de Vendas, a aba Relatório. O objetivo dela é visualizar todos os eventos cadastrados em formato de lista, permitindo realizar filtros, ordenações e agrupamentos como nos demais relatórios.