Reforma Tributária: configurações para a emissão da NFSe
- Applix

- há 4 horas
- 2 min de leitura
Com o avanço da Reforma Tributária e a padronização da NFS-e Nacional, a precisão nos dados cadastrais tornou-se indispensável para evitar rejeições e garantir que sua empresa esteja em conformidade com as novas regras.
Para isso, será necessário atualizar as configurações de cada serviço prestado no sistema para que a emissão da NFSe ocorra adequadamente. Veja a seguir como configurar.
Onde configurar?
Acesse o sistema no seguinte caminho: Módulo Faturamento > Aba Administração > Opção: Manutenção de CNAEs.
O que deve ser preenchido?
Conforme a tela de configuração, os novos campos obrigatórios são:
Cód. Serviço Nacional: Chave para a padronização federal e cálculo do IBS/CBS.
https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei-e-demais-empresas/codigos-de-tributacao-nacional-nbs
NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços): Classificação nacional da natureza do serviço.
Código IndOp (Indicador de Operação): Define a natureza tributária da operação.
https://www.gov.br/nfse/pt-br/anexovii-indop_ibscbs_v1-00-00.xlsx/@@download/file

Peça ajuda ao seu Contador
Estas informações são estritamente técnicas e variam conforme o enquadramento fiscal da sua empresa.
Reforçamos: Os dados para preenchimento destes campos deverão ser fornecidos pela sua Contabilidade. Somente o seu contador possui a competência técnica para indicar os códigos corretos perante a legislação vigente.
Empresas do município de São Paulo
Os clientes que são estabelecidos no município de São Paulo, ao realizar a emissão pelo sistema na tela de "Emissão de notas de serviços", deverão utilizar o botão "Consultar NFSe em processamento" para verificar se as notas foram autorizadas ou não. Anteriormente, não era necessário clicar neste botão.
Reinicialização da Numeração das Notas
É importante ressaltar que as prefeituras que aderiram ao Emissor Nacional passarão por uma mudança técnica na sequência das notas. A numeração será reiniciada no número 1, não havendo continuidade à numeração que sua empresa utilizava no sistema municipal anterior.
Situação das Validações (Nota Técnica 004/2025)
De acordo com a Nota Técnica 004, versão 2.0, foi estabelecido temporariamente o desligamento de algumas regras de validação para os novos campos. Por esse motivo, você pode notar que algumas prefeituras ainda permitem a emissão sem essas informações.
No entanto, este cenário é transitório: diversas prefeituras já iniciaram a obrigatoriedade ou estão realizando as alterações sistêmicas durante este mês de janeiro. Para mais detalhes técnicos, você pode consultar a Nota Técnica NT-004-SE-CGNFSE v2.00.
Em caso de dúvidas ou problemas na emissão de suas notas, entre em contato com nossa equipe de Suporte pelo Whats/Telefone (15) 3217-2196.


.png)
.png)




.png)



Comentários