top of page
MAUAD - APPLIX - LOGO - ENTREGA-ai (3).png

Com o sistema da Applix você cuida das suas vendas, organiza seus projetos, monitora seu fluxo de caixa e coordena sua operação de onde estiver, de forma simples e rápida, e com informações precisas.

Design sem nome (4).png
homr (1).png

O sistema de gestão online

rápido de implantar, fácil de usar

e com suporte completo garantido!

Nova Funcionalidade: Requisição de Estoques

O módulo de Estoque ganha a nova funcionalidade de Requisição de Estoques, que tem por objetivo organizar as solicitações de usuários de cada área e otimizar a gestão do estoque da empresa. Veja a seguir o funcionamento desta rotina.


Requisições de Estoque

No módulo de Estoque foi adicionada a aba "Requisição de Estoque". Ela estará visível aos usuários caso seja dada a devida permissão.

Nesta funcionalidade é possível requisitar material para transferências entre locais de estoque ou para consumo interno da empresa.


As requisições poderão ter as seguintes situações:


Em Digitação: indica que a requisição ainda está sendo preparada;

Cancelada: requisição que foi cancelada e não é mais válida para continuar o processo;

Em Aberto: requisição autorizada e pronta para ser atendida. Se o atendimento dela for parcial, ainda continuará nesta situação;

Encerrada: requisição em que todos os itens foram atendidos;

Reprovada: requisição reprovada pelo responsável.


Criando Requisições

Para iniciar uma requisição, acesso o módulo “Estoque” e vá até a aba “Requisição de Estoque” e no menu “Manutenção de Requisição de Estoque”. Depois clique em “Nova Requisição”.


cnu_novarequisição

Na tela que será aberta, preencha todos os campos conforme solicitado, adicione os materiais desejados e por fim clique no botão “Gravar”.


cnu_requisições
  • Número da Requisição: Após o documento ser gravado, o sistema gerará um número da requisição e apresentará neste campo;

  • Data da Requisição: Data do dia em que a requisição foi montada;

  • Requisitante: Usuário que confeccionou a requisição;

  • Projeto: Projeto para a qual a requisição pertence. Este campo não é obrigatório;

  • Divisão: Divisão da empresa a qual pertence a requisição. Este campo não é obrigatório;

  • Observação: Dados adicionais à requisição;

  • Situação: Estágio atual da requisição;

  • Tipo de Requisição: Finalidade da Requisição, podendo ser “consumo” ou “transferência”;

    • Consumo: Quando o material será utilizado, consumido por um processo produtivo ou qualquer outro motivo que fará que não seja mais contabilidade no saldo estoque;

    • Transferência: Indicativo que o documento será para transferências de locais de estoque, em outras palavras, sairá do Local 1 para o Local 2;

Obs.: Caso o tipo escolhido seja “Transferência” um campo para do “Local de Destino” será habilitado, sendo obrigatória sua seleção.


Materiais:

  • Material: Produto a ser requisitado;

  • QT. Requisitada: Quantidade do produto a ser requisitado;

  • Observação: Detalhamento do produto a ser requisitado;


Depois que a requisição foi gravada, novas funções serão habilitadas sendo:


cnu_requisições

  • Excluir: Permite exclusão da requisição;

  • Autorizar: Autoriza o documento para dar continuidade ao processo;

  • Reprovar: Possibilita reprovação da requisição, fazendo que a mesma não seja continuada;

  • Aplicar Alterações: Salvar as alterações realizadas;

  • Colar Itens de Planilha: Possibilita a importação de planilhas para inserção de itens na requisição.


Importação de planilha para requisição

Com a requisição ainda em digitação, é possível importar uma planilha para facilitar a inserção de itens na mesma, para isso, clique no botão “Colar Itens de Planilha”.

cnu_requisições

O padrão para planilha deverá ser conforme a imagem abaixo, sendo “Código”, “Descrição”, “Quantidade” e “Observação”. Um detalhe importante está na descrição, que não precisará ser exatamente como está no cadastro, visto que o sistema busca e completa a informação após pesquisa pelo código do produto.


cnu_requisições

Depois de “Copiar” e “Colar” no campo, clicar no botão “Processar”.


cnu_requisições

Será feito um questionamento para confirmação, se deseja realmente confirmar, clique no botão “Ok”.

Logo após será exibida uma popup para confirmação do layout da planilha, altere se desejado e em seguida clique no botão “Importar Linhas”.


cnu_requisições

Ao confirmar, os materiais serão carregados na requisição.


 item na requisição.

Movimentando Requisições

Quando uma requisição é “Autorizada” a mesma será liberada para tramitação. Porém ainda é permitido realizar algumas operações:


cnu_requisições
  • Imprimir Requisição: gera um PDF documento referente a requisição montada;

  • Reabrir Requisição: retorna para a situação "Em Digitação", para permitir edições;

  • Cancelar Requisição: cancela a requisição, fazendo que ela não continue o processo.

Obs.: Tanto para reabertura como para cancelamento será solicitado uma justificativa.


Dentro da Requisição poderá ser acompanhado o andamento da mesma através das colunas:

  • QT. Cancelada: Quantidade de itens cujo foi cancelado na requisição;

  • QT. Movimentada: Quantidade de itens cujo foi movimentado;

Obs.: Quando a quantidade requisitada for a mesma da quantidade movimentada, o item terá sua situação alterada para “Encerrado”.


cnu_requisições

Registrando saída/transferência para uma requisição

No módulo de Estoque, na aba "Movimentação”, as opções de menu “Saída para Consumo” e Saída para Transferência” estão aptas a realizar as movimentações dos itens constantes numa requisição. No exemplo a seguir, vamos utilizar a opção “Saída para Consumo”.


Ao entrar na página de “Saída para Consumo” após preencher os campos existentes, selecione o campo Tipo de Saída "Requisição de Estoque".


cnu_requisições

Ao clicar no botão “Atender Requisições”, uma página contendo todos os itens requisitados será apresentada permitindo escolher os itens que serão consumidos. Selecione os itens desejados e clique no botão “Atender Requisição”.


cnu_requisições

Os itens escolhidos serão exibidos na página, caso esteja tudo conforme o esperado clique no botão “Gravar”. Neste momento será dado baixa no Estoque e atualizada a situação da quantidade atendida e a situação do item, que se for atendido totalmente, será atualizado para "Encerrado".


A requisição só será encerrada se todos os itens forem atendidos.


Itens da Requisição

Dentro do menu “Requisição de Estoque” existe uma opção que você poderá acompanhar o andamento dos itens requisitados de forma individual. Para isto, entre na opção “Itens das Requisições de Estoque”.


cnu_requisição

Ao clicar no link com o nº da requisição, a mesma será exibida.


Cancelamento da quantidade de Requisição de Estoque

Também é possível cancelar uma quantidade requisitada a partir de uma requisição de estoque já movimentada. Para isto acesse a opção “Cancelamento da Quantidade de Requisição de Estoque”.


cnu_requisição

Nesta tela serão exibidas todas as requisições de estoque pendentes. Para prosseguir, clique no botão com uma seta correspondente a requisição desejada.

Na sequência, será exibida tela contendo todos os produtos pendentes. Você poderá escolher entre encerrar o item solicitado como um todo, clicando na caixa “Encerrar” ou indicar a quantidade a ser cancelada no campo “Cancelar”. Por fim, informe o campo “Motivo” do cancelamento. Ao marcar e informar dos dados em todos os produtos desejados clicar no botão “Encerrar Itens Necessários”.


cnu_requisição

Este processo não realiza baixa de estoque, apenas cancela o item na requisição.


Caso tenha dúvidas sobre como utilizar esta funcionalidade, entre em contato com a nossa equipe de Suporte pelo telefone/whats (15) 3217-2196.

2

Acompanhe as últimas novidades

Explore nossa seção dedicada a fornecer dicas valiosas, insights especializados e análises aprofundadas sobre como simplificar e aprimorar a gestão do seu negócio com o Applix.

Reforma Tributária: configurações para a emissão da NFSe
Reforma Tributária: configurações para a emissão da NFSe
Com o avanço da Reforma Tributária e a padronização da NFS-e Nacional , a precisão nos dados cadastrais tornou-se indispensável para evitar rejeições e garantir que sua empresa esteja em conformidade com as novas regras. Para isso, será necessário atualizar as configurações de cada serviço prestado no sistema para que a emissão da NFSe ocorra adequadamente. Veja a seguir como configurar. Onde configurar? Acesse o sistema no seguinte caminho: Módulo Faturamento  > Aba Administração  > Opção:...
Reforma Tributária: Emissão da NFSe
Reforma Tributária: Emissão da NFSe
Como seu parceiro na emissão de Notas Fiscais de Serviço (NFSe), queremos comunicar sobre as mudanças que ocorrerão a partir de 1º de janeiro de 2026, devido à implementação da NFS-e Nacional. Essa alteração faz parte do esforço de padronização da Reforma Tributária, e a Applix tem trabalhado intensamente para garantir uma transição tranquila para sua operação. No entanto, se você emite NFS-e pela Applix, é importante estar ciente dos problemas que podem ocorrer nas primeiras semanas de 2026....
Reforma tributária: Configuração do IBS e CBS
Reforma tributária: Configuração do IBS e CBS
Em janeiro/26 entrarão em vigor as alíquotas de testes para IBS e CBS de acordo com o cronograma da Reforma Tributária (EC 132/2023) e a Applix Sistemas continua trabalhando para garantir que você tenha as ferramentas necessárias para uma transição fiscal tranquila e seu sistema esteja atualizado para o novo cenário! Com as mudanças que trarão o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), incluímos campos específicos para você configurar as alíquotas e...
Pedido de Venda: seleção de unidade logística do produto
Pedido de Venda: seleção de unidade logística do produto
A Applix acaba de lançar uma melhoria importante no módulo de Vendas, trazendo mais flexibilidade e precisão para empresas que trabalham com diferentes formas de comercialização de seus produtos. A partir de agora, sempre que um item possuir unidade logística cadastrada, o usuário poderá selecionar essa unidade diretamente no Pedido de Venda. Essa novidade facilita o processo de venda de produtos que podem ser comercializados em caixas, fardos, pacotes, galões, entre outras unidades...

Entre em Contato

Descubra como nossa solução simplificada, fácil de implantar e acessível pode transformar o seu negócio! Solicite uma DEMONSTRAÇÃO SEM COMPROMISSO para conhecer nosso sistema.

mulher empresaria mobile
logo applix

Nova Funcionalidade: Requisição de Estoques

  • Foto do escritor: Applix
    Applix
  • 23 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

O módulo de Estoque ganha a nova funcionalidade de Requisição de Estoques, que tem por objetivo organizar as solicitações de usuários de cada área e otimizar a gestão do estoque da empresa. Veja a seguir o funcionamento desta rotina.


Requisições de Estoque

No módulo de Estoque foi adicionada a aba "Requisição de Estoque". Ela estará visível aos usuários caso seja dada a devida permissão.

Nesta funcionalidade é possível requisitar material para transferências entre locais de estoque ou para consumo interno da empresa.


As requisições poderão ter as seguintes situações:


Em Digitação: indica que a requisição ainda está sendo preparada;

Cancelada: requisição que foi cancelada e não é mais válida para continuar o processo;

Em Aberto: requisição autorizada e pronta para ser atendida. Se o atendimento dela for parcial, ainda continuará nesta situação;

Encerrada: requisição em que todos os itens foram atendidos;

Reprovada: requisição reprovada pelo responsável.


Criando Requisições

Para iniciar uma requisição, acesso o módulo “Estoque” e vá até a aba “Requisição de Estoque” e no menu “Manutenção de Requisição de Estoque”. Depois clique em “Nova Requisição”.


cnu_novarequisição

Na tela que será aberta, preencha todos os campos conforme solicitado, adicione os materiais desejados e por fim clique no botão “Gravar”.


cnu_requisições
  • Número da Requisição: Após o documento ser gravado, o sistema gerará um número da requisição e apresentará neste campo;

  • Data da Requisição: Data do dia em que a requisição foi montada;

  • Requisitante: Usuário que confeccionou a requisição;

  • Projeto: Projeto para a qual a requisição pertence. Este campo não é obrigatório;

  • Divisão: Divisão da empresa a qual pertence a requisição. Este campo não é obrigatório;

  • Observação: Dados adicionais à requisição;

  • Situação: Estágio atual da requisição;

  • Tipo de Requisição: Finalidade da Requisição, podendo ser “consumo” ou “transferência”;

    • Consumo: Quando o material será utilizado, consumido por um processo produtivo ou qualquer outro motivo que fará que não seja mais contabilidade no saldo estoque;

    • Transferência: Indicativo que o documento será para transferências de locais de estoque, em outras palavras, sairá do Local 1 para o Local 2;

Obs.: Caso o tipo escolhido seja “Transferência” um campo para do “Local de Destino” será habilitado, sendo obrigatória sua seleção.


Materiais:

  • Material: Produto a ser requisitado;

  • QT. Requisitada: Quantidade do produto a ser requisitado;

  • Observação: Detalhamento do produto a ser requisitado;


Depois que a requisição foi gravada, novas funções serão habilitadas sendo:


cnu_requisições

  • Excluir: Permite exclusão da requisição;

  • Autorizar: Autoriza o documento para dar continuidade ao processo;

  • Reprovar: Possibilita reprovação da requisição, fazendo que a mesma não seja continuada;

  • Aplicar Alterações: Salvar as alterações realizadas;

  • Colar Itens de Planilha: Possibilita a importação de planilhas para inserção de itens na requisição.


Importação de planilha para requisição

Com a requisição ainda em digitação, é possível importar uma planilha para facilitar a inserção de itens na mesma, para isso, clique no botão “Colar Itens de Planilha”.

cnu_requisições

O padrão para planilha deverá ser conforme a imagem abaixo, sendo “Código”, “Descrição”, “Quantidade” e “Observação”. Um detalhe importante está na descrição, que não precisará ser exatamente como está no cadastro, visto que o sistema busca e completa a informação após pesquisa pelo código do produto.


cnu_requisições

Depois de “Copiar” e “Colar” no campo, clicar no botão “Processar”.


cnu_requisições

Será feito um questionamento para confirmação, se deseja realmente confirmar, clique no botão “Ok”.

Logo após será exibida uma popup para confirmação do layout da planilha, altere se desejado e em seguida clique no botão “Importar Linhas”.


cnu_requisições

Ao confirmar, os materiais serão carregados na requisição.


 item na requisição.

Movimentando Requisições

Quando uma requisição é “Autorizada” a mesma será liberada para tramitação. Porém ainda é permitido realizar algumas operações:


cnu_requisições
  • Imprimir Requisição: gera um PDF documento referente a requisição montada;

  • Reabrir Requisição: retorna para a situação "Em Digitação", para permitir edições;

  • Cancelar Requisição: cancela a requisição, fazendo que ela não continue o processo.

Obs.: Tanto para reabertura como para cancelamento será solicitado uma justificativa.


Dentro da Requisição poderá ser acompanhado o andamento da mesma através das colunas:

  • QT. Cancelada: Quantidade de itens cujo foi cancelado na requisição;

  • QT. Movimentada: Quantidade de itens cujo foi movimentado;

Obs.: Quando a quantidade requisitada for a mesma da quantidade movimentada, o item terá sua situação alterada para “Encerrado”.


cnu_requisições

Registrando saída/transferência para uma requisição

No módulo de Estoque, na aba "Movimentação”, as opções de menu “Saída para Consumo” e Saída para Transferência” estão aptas a realizar as movimentações dos itens constantes numa requisição. No exemplo a seguir, vamos utilizar a opção “Saída para Consumo”.


Ao entrar na página de “Saída para Consumo” após preencher os campos existentes, selecione o campo Tipo de Saída "Requisição de Estoque".


cnu_requisições

Ao clicar no botão “Atender Requisições”, uma página contendo todos os itens requisitados será apresentada permitindo escolher os itens que serão consumidos. Selecione os itens desejados e clique no botão “Atender Requisição”.


cnu_requisições

Os itens escolhidos serão exibidos na página, caso esteja tudo conforme o esperado clique no botão “Gravar”. Neste momento será dado baixa no Estoque e atualizada a situação da quantidade atendida e a situação do item, que se for atendido totalmente, será atualizado para "Encerrado".


A requisição só será encerrada se todos os itens forem atendidos.


Itens da Requisição

Dentro do menu “Requisição de Estoque” existe uma opção que você poderá acompanhar o andamento dos itens requisitados de forma individual. Para isto, entre na opção “Itens das Requisições de Estoque”.


cnu_requisição

Ao clicar no link com o nº da requisição, a mesma será exibida.


Cancelamento da quantidade de Requisição de Estoque

Também é possível cancelar uma quantidade requisitada a partir de uma requisição de estoque já movimentada. Para isto acesse a opção “Cancelamento da Quantidade de Requisição de Estoque”.


cnu_requisição

Nesta tela serão exibidas todas as requisições de estoque pendentes. Para prosseguir, clique no botão com uma seta correspondente a requisição desejada.

Na sequência, será exibida tela contendo todos os produtos pendentes. Você poderá escolher entre encerrar o item solicitado como um todo, clicando na caixa “Encerrar” ou indicar a quantidade a ser cancelada no campo “Cancelar”. Por fim, informe o campo “Motivo” do cancelamento. Ao marcar e informar dos dados em todos os produtos desejados clicar no botão “Encerrar Itens Necessários”.


cnu_requisição

Este processo não realiza baixa de estoque, apenas cancela o item na requisição.


Caso tenha dúvidas sobre como utilizar esta funcionalidade, entre em contato com a nossa equipe de Suporte pelo telefone/whats (15) 3217-2196.

Comentários


WhatsApp
bottom of page