top of page
MAUAD - APPLIX - LOGO - ENTREGA-ai (3).png

Com o sistema da Applix você cuida das suas vendas, organiza seus projetos, monitora seu fluxo de caixa e coordena sua operação de onde estiver, de forma simples e rápida, e com informações precisas.

Design sem nome (4).png
homr (1).png

O sistema de gestão online

rápido de implantar, fácil de usar

e com suporte completo garantido!

Nova Funcionalidade: Requisição de Estoques

O módulo de Estoque ganha a nova funcionalidade de Requisição de Estoques, que tem por objetivo organizar as solicitações de usuários de cada área e otimizar a gestão do estoque da empresa. Veja a seguir o funcionamento desta rotina.


Requisições de Estoque

No módulo de Estoque foi adicionada a aba "Requisição de Estoque". Ela estará visível aos usuários caso seja dada a devida permissão.

Nesta funcionalidade é possível requisitar material para transferências entre locais de estoque ou para consumo interno da empresa.


As requisições poderão ter as seguintes situações:


Em Digitação: indica que a requisição ainda está sendo preparada;

Cancelada: requisição que foi cancelada e não é mais válida para continuar o processo;

Em Aberto: requisição autorizada e pronta para ser atendida. Se o atendimento dela for parcial, ainda continuará nesta situação;

Encerrada: requisição em que todos os itens foram atendidos;

Reprovada: requisição reprovada pelo responsável.


Criando Requisições

Para iniciar uma requisição, acesso o módulo “Estoque” e vá até a aba “Requisição de Estoque” e no menu “Manutenção de Requisição de Estoque”. Depois clique em “Nova Requisição”.


cnu_novarequisição

Na tela que será aberta, preencha todos os campos conforme solicitado, adicione os materiais desejados e por fim clique no botão “Gravar”.


cnu_requisições
  • Número da Requisição: Após o documento ser gravado, o sistema gerará um número da requisição e apresentará neste campo;

  • Data da Requisição: Data do dia em que a requisição foi montada;

  • Requisitante: Usuário que confeccionou a requisição;

  • Projeto: Projeto para a qual a requisição pertence. Este campo não é obrigatório;

  • Divisão: Divisão da empresa a qual pertence a requisição. Este campo não é obrigatório;

  • Observação: Dados adicionais à requisição;

  • Situação: Estágio atual da requisição;

  • Tipo de Requisição: Finalidade da Requisição, podendo ser “consumo” ou “transferência”;

    • Consumo: Quando o material será utilizado, consumido por um processo produtivo ou qualquer outro motivo que fará que não seja mais contabilidade no saldo estoque;

    • Transferência: Indicativo que o documento será para transferências de locais de estoque, em outras palavras, sairá do Local 1 para o Local 2;

Obs.: Caso o tipo escolhido seja “Transferência” um campo para do “Local de Destino” será habilitado, sendo obrigatória sua seleção.


Materiais:

  • Material: Produto a ser requisitado;

  • QT. Requisitada: Quantidade do produto a ser requisitado;

  • Observação: Detalhamento do produto a ser requisitado;


Depois que a requisição foi gravada, novas funções serão habilitadas sendo:


cnu_requisições

  • Excluir: Permite exclusão da requisição;

  • Autorizar: Autoriza o documento para dar continuidade ao processo;

  • Reprovar: Possibilita reprovação da requisição, fazendo que a mesma não seja continuada;

  • Aplicar Alterações: Salvar as alterações realizadas;

  • Colar Itens de Planilha: Possibilita a importação de planilhas para inserção de itens na requisição.


Importação de planilha para requisição

Com a requisição ainda em digitação, é possível importar uma planilha para facilitar a inserção de itens na mesma, para isso, clique no botão “Colar Itens de Planilha”.

cnu_requisições

O padrão para planilha deverá ser conforme a imagem abaixo, sendo “Código”, “Descrição”, “Quantidade” e “Observação”. Um detalhe importante está na descrição, que não precisará ser exatamente como está no cadastro, visto que o sistema busca e completa a informação após pesquisa pelo código do produto.


cnu_requisições

Depois de “Copiar” e “Colar” no campo, clicar no botão “Processar”.


cnu_requisições

Será feito um questionamento para confirmação, se deseja realmente confirmar, clique no botão “Ok”.

Logo após será exibida uma popup para confirmação do layout da planilha, altere se desejado e em seguida clique no botão “Importar Linhas”.


cnu_requisições

Ao confirmar, os materiais serão carregados na requisição.


 item na requisição.

Movimentando Requisições

Quando uma requisição é “Autorizada” a mesma será liberada para tramitação. Porém ainda é permitido realizar algumas operações:


cnu_requisições
  • Imprimir Requisição: gera um PDF documento referente a requisição montada;

  • Reabrir Requisição: retorna para a situação "Em Digitação", para permitir edições;

  • Cancelar Requisição: cancela a requisição, fazendo que ela não continue o processo.

Obs.: Tanto para reabertura como para cancelamento será solicitado uma justificativa.


Dentro da Requisição poderá ser acompanhado o andamento da mesma através das colunas:

  • QT. Cancelada: Quantidade de itens cujo foi cancelado na requisição;

  • QT. Movimentada: Quantidade de itens cujo foi movimentado;

Obs.: Quando a quantidade requisitada for a mesma da quantidade movimentada, o item terá sua situação alterada para “Encerrado”.


cnu_requisições

Registrando saída/transferência para uma requisição

No módulo de Estoque, na aba "Movimentação”, as opções de menu “Saída para Consumo” e Saída para Transferência” estão aptas a realizar as movimentações dos itens constantes numa requisição. No exemplo a seguir, vamos utilizar a opção “Saída para Consumo”.


Ao entrar na página de “Saída para Consumo” após preencher os campos existentes, selecione o campo Tipo de Saída "Requisição de Estoque".


cnu_requisições

Ao clicar no botão “Atender Requisições”, uma página contendo todos os itens requisitados será apresentada permitindo escolher os itens que serão consumidos. Selecione os itens desejados e clique no botão “Atender Requisição”.


cnu_requisições

Os itens escolhidos serão exibidos na página, caso esteja tudo conforme o esperado clique no botão “Gravar”. Neste momento será dado baixa no Estoque e atualizada a situação da quantidade atendida e a situação do item, que se for atendido totalmente, será atualizado para "Encerrado".


A requisição só será encerrada se todos os itens forem atendidos.


Itens da Requisição

Dentro do menu “Requisição de Estoque” existe uma opção que você poderá acompanhar o andamento dos itens requisitados de forma individual. Para isto, entre na opção “Itens das Requisições de Estoque”.


cnu_requisição

Ao clicar no link com o nº da requisição, a mesma será exibida.


Cancelamento da quantidade de Requisição de Estoque

Também é possível cancelar uma quantidade requisitada a partir de uma requisição de estoque já movimentada. Para isto acesse a opção “Cancelamento da Quantidade de Requisição de Estoque”.


cnu_requisição

Nesta tela serão exibidas todas as requisições de estoque pendentes. Para prosseguir, clique no botão com uma seta correspondente a requisição desejada.

Na sequência, será exibida tela contendo todos os produtos pendentes. Você poderá escolher entre encerrar o item solicitado como um todo, clicando na caixa “Encerrar” ou indicar a quantidade a ser cancelada no campo “Cancelar”. Por fim, informe o campo “Motivo” do cancelamento. Ao marcar e informar dos dados em todos os produtos desejados clicar no botão “Encerrar Itens Necessários”.


cnu_requisição

Este processo não realiza baixa de estoque, apenas cancela o item na requisição.


Caso tenha dúvidas sobre como utilizar esta funcionalidade, entre em contato com a nossa equipe de Suporte pelo telefone/whats (15) 3217-2196.

0

Acompanhe as últimas novidades

Explore nossa seção dedicada a fornecer dicas valiosas, insights especializados e análises aprofundadas sobre como simplificar e aprimorar a gestão do seu negócio com o Applix.

Reforma tributária: Configuração do IBS e CBS
Reforma tributária: Configuração do IBS e CBS
Em janeiro/26 entrarão em vigor as alíquotas de testes para IBS e CBS de acordo com o cronograma da Reforma Tributária (EC 132/2023) e a Applix Sistemas continua trabalhando para garantir que você tenha as ferramentas necessárias para uma transição fiscal tranquila e seu sistema esteja atualizado para o novo cenário! Com as mudanças que trarão o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), incluímos campos específicos para você configurar as alíquotas e...
Pedido de Venda: seleção de unidade logística do produto
Pedido de Venda: seleção de unidade logística do produto
A Applix acaba de lançar uma melhoria importante no módulo de Vendas, trazendo mais flexibilidade e precisão para empresas que trabalham com diferentes formas de comercialização de seus produtos. A partir de agora, sempre que um item possuir unidade logística cadastrada, o usuário poderá selecionar essa unidade diretamente no Pedido de Venda. Essa novidade facilita o processo de venda de produtos que podem ser comercializados em caixas, fardos, pacotes, galões, entre outras unidades...
Nova forma de registro de boletos online
Nova forma de registro de boletos online
A rotina de registro de boletos  passou por uma importante atualização para tornar o processo mais simples, rápido e integrado . Agora, para clientes que utilizam o registro online (via API) o registro é realizado automaticamente na própria tela de geração do boleto . Ao clicar para gerar o documento, o sistema já transmite as informações online  e realiza o registro do boleto de forma imediata . Em caso de sucesso , o boleto será gerado normalmente, permitindo seguir com o processo já...
Reforma Tributária: o que muda e como estamos nos preparando
Reforma Tributária: o que muda e como estamos nos preparando
Olá, cliente Applix! Como você sabe, o Brasil está passando por uma grande mudança em seu sistema fiscal, e queremos que você esteja totalmente informado sobre como a reforma tributária pode afetar o seu negócio no início de 2026. Assista o vídeo a seguir para entender como essa mudança ocorrerá. Reforçamos que fique atento as nossas notícias pelo Portal de Acesso do sistema para ver a mudanças que impactarão nas configurações e emissões dos documentos fiscais. Em caso de dúvidas, entre em...

Entre em Contato

Descubra como nossa solução simplificada, fácil de implantar e acessível pode transformar o seu negócio! Solicite uma DEMONSTRAÇÃO SEM COMPROMISSO para conhecer nosso sistema.

mulher empresaria mobile
logo applix

Nova Funcionalidade: Requisição de Estoques

  • Foto do escritor: Applix
    Applix
  • 23 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

O módulo de Estoque ganha a nova funcionalidade de Requisição de Estoques, que tem por objetivo organizar as solicitações de usuários de cada área e otimizar a gestão do estoque da empresa. Veja a seguir o funcionamento desta rotina.


Requisições de Estoque

No módulo de Estoque foi adicionada a aba "Requisição de Estoque". Ela estará visível aos usuários caso seja dada a devida permissão.

Nesta funcionalidade é possível requisitar material para transferências entre locais de estoque ou para consumo interno da empresa.


As requisições poderão ter as seguintes situações:


Em Digitação: indica que a requisição ainda está sendo preparada;

Cancelada: requisição que foi cancelada e não é mais válida para continuar o processo;

Em Aberto: requisição autorizada e pronta para ser atendida. Se o atendimento dela for parcial, ainda continuará nesta situação;

Encerrada: requisição em que todos os itens foram atendidos;

Reprovada: requisição reprovada pelo responsável.


Criando Requisições

Para iniciar uma requisição, acesso o módulo “Estoque” e vá até a aba “Requisição de Estoque” e no menu “Manutenção de Requisição de Estoque”. Depois clique em “Nova Requisição”.


cnu_novarequisição

Na tela que será aberta, preencha todos os campos conforme solicitado, adicione os materiais desejados e por fim clique no botão “Gravar”.


cnu_requisições
  • Número da Requisição: Após o documento ser gravado, o sistema gerará um número da requisição e apresentará neste campo;

  • Data da Requisição: Data do dia em que a requisição foi montada;

  • Requisitante: Usuário que confeccionou a requisição;

  • Projeto: Projeto para a qual a requisição pertence. Este campo não é obrigatório;

  • Divisão: Divisão da empresa a qual pertence a requisição. Este campo não é obrigatório;

  • Observação: Dados adicionais à requisição;

  • Situação: Estágio atual da requisição;

  • Tipo de Requisição: Finalidade da Requisição, podendo ser “consumo” ou “transferência”;

    • Consumo: Quando o material será utilizado, consumido por um processo produtivo ou qualquer outro motivo que fará que não seja mais contabilidade no saldo estoque;

    • Transferência: Indicativo que o documento será para transferências de locais de estoque, em outras palavras, sairá do Local 1 para o Local 2;

Obs.: Caso o tipo escolhido seja “Transferência” um campo para do “Local de Destino” será habilitado, sendo obrigatória sua seleção.


Materiais:

  • Material: Produto a ser requisitado;

  • QT. Requisitada: Quantidade do produto a ser requisitado;

  • Observação: Detalhamento do produto a ser requisitado;


Depois que a requisição foi gravada, novas funções serão habilitadas sendo:


cnu_requisições

  • Excluir: Permite exclusão da requisição;

  • Autorizar: Autoriza o documento para dar continuidade ao processo;

  • Reprovar: Possibilita reprovação da requisição, fazendo que a mesma não seja continuada;

  • Aplicar Alterações: Salvar as alterações realizadas;

  • Colar Itens de Planilha: Possibilita a importação de planilhas para inserção de itens na requisição.


Importação de planilha para requisição

Com a requisição ainda em digitação, é possível importar uma planilha para facilitar a inserção de itens na mesma, para isso, clique no botão “Colar Itens de Planilha”.

cnu_requisições

O padrão para planilha deverá ser conforme a imagem abaixo, sendo “Código”, “Descrição”, “Quantidade” e “Observação”. Um detalhe importante está na descrição, que não precisará ser exatamente como está no cadastro, visto que o sistema busca e completa a informação após pesquisa pelo código do produto.


cnu_requisições

Depois de “Copiar” e “Colar” no campo, clicar no botão “Processar”.


cnu_requisições

Será feito um questionamento para confirmação, se deseja realmente confirmar, clique no botão “Ok”.

Logo após será exibida uma popup para confirmação do layout da planilha, altere se desejado e em seguida clique no botão “Importar Linhas”.


cnu_requisições

Ao confirmar, os materiais serão carregados na requisição.


 item na requisição.

Movimentando Requisições

Quando uma requisição é “Autorizada” a mesma será liberada para tramitação. Porém ainda é permitido realizar algumas operações:


cnu_requisições
  • Imprimir Requisição: gera um PDF documento referente a requisição montada;

  • Reabrir Requisição: retorna para a situação "Em Digitação", para permitir edições;

  • Cancelar Requisição: cancela a requisição, fazendo que ela não continue o processo.

Obs.: Tanto para reabertura como para cancelamento será solicitado uma justificativa.


Dentro da Requisição poderá ser acompanhado o andamento da mesma através das colunas:

  • QT. Cancelada: Quantidade de itens cujo foi cancelado na requisição;

  • QT. Movimentada: Quantidade de itens cujo foi movimentado;

Obs.: Quando a quantidade requisitada for a mesma da quantidade movimentada, o item terá sua situação alterada para “Encerrado”.


cnu_requisições

Registrando saída/transferência para uma requisição

No módulo de Estoque, na aba "Movimentação”, as opções de menu “Saída para Consumo” e Saída para Transferência” estão aptas a realizar as movimentações dos itens constantes numa requisição. No exemplo a seguir, vamos utilizar a opção “Saída para Consumo”.


Ao entrar na página de “Saída para Consumo” após preencher os campos existentes, selecione o campo Tipo de Saída "Requisição de Estoque".


cnu_requisições

Ao clicar no botão “Atender Requisições”, uma página contendo todos os itens requisitados será apresentada permitindo escolher os itens que serão consumidos. Selecione os itens desejados e clique no botão “Atender Requisição”.


cnu_requisições

Os itens escolhidos serão exibidos na página, caso esteja tudo conforme o esperado clique no botão “Gravar”. Neste momento será dado baixa no Estoque e atualizada a situação da quantidade atendida e a situação do item, que se for atendido totalmente, será atualizado para "Encerrado".


A requisição só será encerrada se todos os itens forem atendidos.


Itens da Requisição

Dentro do menu “Requisição de Estoque” existe uma opção que você poderá acompanhar o andamento dos itens requisitados de forma individual. Para isto, entre na opção “Itens das Requisições de Estoque”.


cnu_requisição

Ao clicar no link com o nº da requisição, a mesma será exibida.


Cancelamento da quantidade de Requisição de Estoque

Também é possível cancelar uma quantidade requisitada a partir de uma requisição de estoque já movimentada. Para isto acesse a opção “Cancelamento da Quantidade de Requisição de Estoque”.


cnu_requisição

Nesta tela serão exibidas todas as requisições de estoque pendentes. Para prosseguir, clique no botão com uma seta correspondente a requisição desejada.

Na sequência, será exibida tela contendo todos os produtos pendentes. Você poderá escolher entre encerrar o item solicitado como um todo, clicando na caixa “Encerrar” ou indicar a quantidade a ser cancelada no campo “Cancelar”. Por fim, informe o campo “Motivo” do cancelamento. Ao marcar e informar dos dados em todos os produtos desejados clicar no botão “Encerrar Itens Necessários”.


cnu_requisição

Este processo não realiza baixa de estoque, apenas cancela o item na requisição.


Caso tenha dúvidas sobre como utilizar esta funcionalidade, entre em contato com a nossa equipe de Suporte pelo telefone/whats (15) 3217-2196.

Comentários


WhatsApp
bottom of page