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Alçada de aprovação para pedidos de compras

Foi criada nova funcionalidade para contemplar a aprovação de pedidos de compras a partir de regras criadas por perfil de acesso e valores. Veja a seguir como configurar e utilizar esta nova rotina.


Criação das alçadas

Para criação das alçadas, vá até o módulo de Compras e Recebimento, aba Administração, opção "Manutenção de Alçada de Compras".


Para criar uma nova alçada, vá até o botão "Nova Alçada de Compras". Na tela que será aberta, informe uma descrição para esta alçada e seu tipo, que podem ser:

  • Mensal: serão avaliados os pedidos de compras aprovados dentro do mês atual e mais o pedido atual, para verificar se o valor máximo foi atingido ou não.

  • Por pedido: indica que o valor a ser avaliado será o total de cada pedido.


Após gravar, você poderá editar o valor limite em até 3 níveis de aprovações.


connectuse alçada de compras

O primeiro limite estará sempre vinculado ao comprador. Nos demais poderão ser indicados quem serão os usuários responsáveis por aprová-los.


Atribuindo alçada ao comprador

Dentro do menu “Administração” do módulo “Compras e Recebimentos”, acesse a opção “Manutenção de Comprador”. Edite o comprador desejado para atribuição da alçada, e escolha-a para o mesmo, em seguida clique no botão “Aplicar Alterações”.


connectuse alçada

Autorização de pedido com o tipo de alçada "Mensal"

Para pedidos de compra em que o comprador está atribuído a uma alçada do tipo “Mensal”, o sistema considerará todos os pedidos em que ele está envolvido, e que estejam a partir da situação “Liberado para Autorizar” e que foram autorizados por ele próprio.

Por exemplo:

O comprador fez 3 pedidos de compra, sendo nos valores

  • A = 100,00

  • B = 300,00

  • C= 150,00.

Sua alçada está configurada para limitar a 300,00.

O pedido A foi autorizado pelo próprio comprador.

O pedido B, ele não conseguirá autorizar pois vai estourar seu limite de 300,00, portanto, seu gestor terá que autorizar. Esse valor não será contabilizado no seu total mensal.

O pedido C ele conseguirá autorizar, pois somando-se ao pedido A, termos o total de 250,00 autorizados por ele no mês. Neste exemplo, ele ainda poderia autorizar mais 50,00 sem a necessidade do gestor ou administrador.

No pedido de compra, quando o próprio comprador tentar autorizar seu pedido e o mesmo estourar seu limite da alçada, o sistema avisará e informará os motivos da negativa. Mostrará também quem poderá autorizar o pedido e enviará um e-mail para o responsável pela autorização após ser confirmado pelo botão.


connectuse alçada de compras


Autorização de pedido com o tipo de alçada "Por Pedido"

Para pedidos de compra em que o comprador possui uma alçada do tipo “Por Pedido”, o sistema considerará somente o pedido envolvido, em todos os níveis de alçada.

Caso o comprador libere o pedido e tente autorizar o mesmo, sendo que ele estoure a alçada configurada, o sistema avisará que o comprador não tem “permissão” para ação.

No este caso também, quando o próprio comprador tentar autorizar seu pedido e o mesmo estourar seu limite da alçada, o sistema avisará e informará os motivos da negativa. Mostrará também quem poderá autorizar o pedido e enviará um e-mail para o responsável pela autorização após ser confirmado pelo botão.

connectuse alçada compras


Caso tenha dúvidas sobre esta funcionalidade, entre em contato com nossa equipe de Suporte pelo whats/telefone (15) 3217-2196, opção 1.

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Alçada de aprovação para pedidos de compras

  • Foto do escritor: Applix
    Applix
  • 11 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Foi criada nova funcionalidade para contemplar a aprovação de pedidos de compras a partir de regras criadas por perfil de acesso e valores. Veja a seguir como configurar e utilizar esta nova rotina.


Criação das alçadas

Para criação das alçadas, vá até o módulo de Compras e Recebimento, aba Administração, opção "Manutenção de Alçada de Compras".


Para criar uma nova alçada, vá até o botão "Nova Alçada de Compras". Na tela que será aberta, informe uma descrição para esta alçada e seu tipo, que podem ser:

  • Mensal: serão avaliados os pedidos de compras aprovados dentro do mês atual e mais o pedido atual, para verificar se o valor máximo foi atingido ou não.

  • Por pedido: indica que o valor a ser avaliado será o total de cada pedido.


Após gravar, você poderá editar o valor limite em até 3 níveis de aprovações.


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O primeiro limite estará sempre vinculado ao comprador. Nos demais poderão ser indicados quem serão os usuários responsáveis por aprová-los.


Atribuindo alçada ao comprador

Dentro do menu “Administração” do módulo “Compras e Recebimentos”, acesse a opção “Manutenção de Comprador”. Edite o comprador desejado para atribuição da alçada, e escolha-a para o mesmo, em seguida clique no botão “Aplicar Alterações”.


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Autorização de pedido com o tipo de alçada "Mensal"

Para pedidos de compra em que o comprador está atribuído a uma alçada do tipo “Mensal”, o sistema considerará todos os pedidos em que ele está envolvido, e que estejam a partir da situação “Liberado para Autorizar” e que foram autorizados por ele próprio.

Por exemplo:

O comprador fez 3 pedidos de compra, sendo nos valores

  • A = 100,00

  • B = 300,00

  • C= 150,00.

Sua alçada está configurada para limitar a 300,00.

O pedido A foi autorizado pelo próprio comprador.

O pedido B, ele não conseguirá autorizar pois vai estourar seu limite de 300,00, portanto, seu gestor terá que autorizar. Esse valor não será contabilizado no seu total mensal.

O pedido C ele conseguirá autorizar, pois somando-se ao pedido A, termos o total de 250,00 autorizados por ele no mês. Neste exemplo, ele ainda poderia autorizar mais 50,00 sem a necessidade do gestor ou administrador.

No pedido de compra, quando o próprio comprador tentar autorizar seu pedido e o mesmo estourar seu limite da alçada, o sistema avisará e informará os motivos da negativa. Mostrará também quem poderá autorizar o pedido e enviará um e-mail para o responsável pela autorização após ser confirmado pelo botão.


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Autorização de pedido com o tipo de alçada "Por Pedido"

Para pedidos de compra em que o comprador possui uma alçada do tipo “Por Pedido”, o sistema considerará somente o pedido envolvido, em todos os níveis de alçada.

Caso o comprador libere o pedido e tente autorizar o mesmo, sendo que ele estoure a alçada configurada, o sistema avisará que o comprador não tem “permissão” para ação.

No este caso também, quando o próprio comprador tentar autorizar seu pedido e o mesmo estourar seu limite da alçada, o sistema avisará e informará os motivos da negativa. Mostrará também quem poderá autorizar o pedido e enviará um e-mail para o responsável pela autorização após ser confirmado pelo botão.

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Caso tenha dúvidas sobre esta funcionalidade, entre em contato com nossa equipe de Suporte pelo whats/telefone (15) 3217-2196, opção 1.

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