Personalização de orçamentos e pedidos de vendas
- Applix

- 24 de set.
- 2 min de leitura
Temos uma grande novidade no módulo de Vendas: agora você pode personalizar os modelos de orçamentos e pedidos de acordo com a identidade e as necessidades da sua empresa! Essa funcionalidade, disponível na aba de administração, se chama Manutenção de Modelos de Orçamento/Pedidos e traz muito mais flexibilidade para a gestão dos seus documentos.
Com ela, é possível utilizar mais de um dos modelos já existentes ou até mesmo criar um modelo personalizado para atender às necessidades da sua empresa.
Como configurar a personalização dos orçamentos e pedidos de vendas
É necessário definir qual deles será o modelo padrão para geração dos documentos. No entanto, também é possível manter mais de um modelo configurado e, no momento de emitir um orçamento ou pedido, escolher qual deseja utilizar para o envio.

Na tela de Manutenção de Modelos de Orçamento/Pedidos, ao clicar em Novo Modelo, o sistema permite escolher entre dois tipos: modelos criados pela Applix ou modelos customizados.


Modelos Applix: você pode selecionar um dos modelos já prontos e configurados. Para visualizar como ficará, basta inserir um título, clicar em Gravar e o sistema exibirá a prévia. Depois, é só alternar entre os modelos disponíveis até encontrar o que melhor se adapta à sua empresa.


Modelos Customizados: o sistema gera um modelo em branco, permitindo que você personalize de acordo com a sua necessidade. É possível definir um cabeçalho e um rodapé padrão para todas as páginas. Caso não queira utilizar, basta deixar os checkboxes correspondentes desmarcados.

Nas edições de cabeçalho, corpo e rodapé, é utilizada a mesma ferramenta disponível para criação de propostas e campanhas do CRM e de Contratos. Com ela, é possível ajustar posições, aplicar formatações de texto e incluir macros com dados da empresa, clientes e documentos.
A única macro obrigatória é a de Tabela de Itens, que deve ser inserida no corpo do modelo para exibir a listagem dos produtos ou serviços.

A configuração dessa tabela é feita logo abaixo da imagem do pedido. Nessa área, você pode definir o tamanho, aplicar bordas, escolher quais colunas incluir, personalizar nomes, ajustar larguras, cores e outros detalhes.

Após salvar as configurações, o sistema gera automaticamente uma prévia do documento, facilitando a validação do modelo criado.

Com a personalização de orçamentos e pedidos de vendas nossos clientes ganham mais uma ferramenta que permite a geração de documentos mais adequados ao seu negócio sem necessidade de desenvolvimento.
Nota importante: a customização de pedidos não permite a criação de modelos em duas vias.
Suporte e contratação de serviços adicionais
Em caso de dúvidas sobre a utilização da funcionalidade, nosso time de Suporte está à disposição para orientar. No entanto, é importante destacar que o suporte não realiza a configuração de modelos para os clientes.
Se houver interesse na criação de um novo modelo diretamente pelo nosso time, é necessário entrar em contato com nossa área Comercial para contratação desse serviço.


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